terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A história da língua portuguesa

Afinal, de onde vem a nossa língua? Como surgiu?

   -> -> -> Essas e outras respostas, aqui!!! <- <- <-


Há muito, muito, muito, muito, muito tempo, (mais precisamente, no ano de 754 a.C.!, dizem...), pastores oriundos dos montes Albanos se estabeleceram na região do tornozelo central da atual Itália, chamada de Lácio, lá fundando Roma! (FARIA, 1995, p.19)


Mapa da região da Itália na Idade do Ferro.



Em cinza claro, região onde surgiu o Latim, na atual Itália.
Sim, naquela época existiam MUITAS línguas!
A Itália era um verdadeiro mosaico de raças!


O Latim, junto com o Osco, o Sabélico, o Volsco, Úmbrio e o Falisco, forma o grupo Itálico.








Por volta do ano 500 a.C. Roma conseguiu expulsar os dominadores etruscos, e implantou a República. A posição no tornozelo na região central da península facilitou que se tornasse uma potência emergente, e logo, com a Romanização, a língua latina se expandiu não somente por toda a península, mas abrangendo também a península Ibérica, Norte da África,  Gálias (França, Suíça, Bélgica...), e muito mais!

Em verde, a extensão do Império Romano em 117 d.C. Impressionante, não?!


O Latim era a língua dos dominadores, o bã-bã-bã da região.

Mas uma língua não se mantem uniforme por muito tempo, ainda mais considerando a vasta extensão do território e os vários contatos com outras línguas! Aliás, o fato de, na República, existirem classes sociais diferentes, fez também com que alguns se letrassem e outros, não. E assim, o Latim podia ser classificado em duas variantes: o Sermo Classicus, ou latim clássico, e o Sermo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário