quarta-feira, 17 de julho de 2019

Editorial

Editorial

Textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de se ater a nenhuma imparcialidade ou objetividade.
Geralmente os grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipologia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo.
Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.

O profissional da redação encarregado de redigir os editoriais é chamado de editorialista.

A opinião de um veículo não é expressa apenas nos editoriais, mas também na forma como organiza os assuntos publicados, qualidade e quantidade que atribui a cada um, etc.
Quando as próprias matérias do jornal são imbuídas de uma carga opinativa forte, mas não são separadas como editoriais, diz-se que é Jornalismo de Opinião.



Linha editorial

A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina a forma pela qual a empresa enxerga o mundo; indicando seus valores, aponta seus paradigmas e influencia decisivamente na construção de sua mensagem, determinando que termos devem ser usados ou evitados, o modo como cada texto será redigido, etc.



Artigos e artiguetes

Grande parte dos jornais reserva um espaço para artigos opinativos por personalidades, especialistas ou convidados que tenham um comentário ou uma opinião relevante a expressar.
Alguns veículos impressos optam por inserir ainda as chamadas notas editoriais, geralmente ao lado da matéria que trata do assunto opinado. Em alguns jornais esta prática é apelidada de artiguete ou nota plices.


Charge

As charges, caricaturas e ilustrações editoriais são um meio visual e extremamente eloquente de expressar opiniões, geralmente por meio de técnicas de humor.





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