segunda-feira, 26 de março de 2018

Forma, Função, Significado e Classe (Morfologia)

(Macambira, 1982)

Forma: Um ou mais fonemas providos de significação.  A conjunção e é uma forma constituída por apenas um fonema, que sob o aspecto semântico exprime a ideia de adição.

A rigor, a forma é um elemento linguístico do qual se abstrai a função e o sentido, mas como observa Saussure "as formas e as funções são solidárias e, para não dizer impossível, difícil é separá-las".


Função: Papel exercido por um dos componentes linguísticos no conjunto em que há interdependência: sujeito (do verbo), objeto direto (do verbo), adjunto adnominal (de um nome), etc...
Essa relação, no entanto, só pode ser definida pela análise. Isto quer dizer que não há função fora do contexto frasal (fora da estrutura).


Ex: tom - a - re - mos

Os constituintes mórficos (morfemas) de tomaremos são 4: [tom] representa o morfema básico ou raiz que se combina com outros morfemas derivacionais ou flexionais: [a] indica a primeira conjugação do verbo em relação à segunda ou terceira; [re] indica o tempo e o modo do verbo (futuro do presente do indicativo) em oposição a outros tempos verbais; [mos] indica a pessoa gramatical e o número.


Sentido: As formas reportam ao sentido, tanto externo à língua (morfemas lexicais) quanto interno (morfemas gramaticais). Lexical é o sentido básico que se repete em todos os membros de um paradigma, como em belo, bela, embelezar, embelezamento, beleza, beldade...Que se concretiza na forma [bel] e cujo sentido pode ser modificado pelos prefixos e sufixos. Gramatical é o sentido que distingue os diversos membros de um paradigma, como singular e plural, masculino e feminino, as pessoas e os tempos verbais.


Classe: As classes de palavras são constituídas com base nas formas que assumem, nas funções que exercem, e eventualmente, no sentido que expressam.
Quando as indicações formais não forem suficientes, usa-se o critério sintático para fazer a classificação dos vocábulos. Neste caso, deve-se buscar na relação das formas linguísticas entre si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário