quarta-feira, 26 de junho de 2019

Teoria Gramatical - Alguns conceitos

Sistema: conjunto de unidades, concretas ou abstratas, reais ou imaginárias, que se encontram organizadas e se ordenam para a realização de certa finalidade.

Signo ou Sinal: unidade, concreta ou abstrata, real ou imaginária, que uma vez conhecida, leva ao conhecimento de algo diferente dele mesmo. 
   -> Os signos linguísticos se diferem dos símbolos porque estes não constituem necessariamente um sistema e podem sozinhos e sem nenhuma oposição simbolizar.

Comunicação social: A linguagem é sempre um estar no mundo com os outros. Não como um indivíduo particular, mas como parte do todo social.

Linguagem: Qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar ideias e sentimentos, isto é, conteúdos da consciência. Se realiza historicamente mediante o uso de isoglossas comprovados numa comunidade de falantes (línguas).





Dimensões Universais da Linguagem


  • Criatividade (enérgeia): se manifesta como atividade livre e criadora, como algo que vai além do aprendido, que não simplesmente repete o já produzido.
  • Materialidade: atividade condicionada fisiológica e psiquicamente, implicando ao locutor a produção de signos fonéticos articulados (através da escrita e aparelhos da fonação), e ao interlocutor a capacidade de perceber e interpretar.
  • Semanticidade: a cada forma corresponde um conteúdo significativo, já que na linguagem tudo significa, tudo é semântico.
  • Alteridade: porque o significar é originariamente e sempre um "ser com outros", próprio da natureza político-social do homem, de indivíduos que são homens junto a outros.
  • Historicidade: a linguagem se apresenta sob a forma de língua, ou seja, uma tradição histórica de uma comunidade histórica. Não existe língua desacompanhada de sua referência histórica: língua portuguesa, língua francesa, etc.

Ato linguístico: forma pela qual a linguagem humana articulada se realiza de forma concreta. (Cada unidade de comunicação). Se realizam de formas diferentes entre indivíduos e, num mesmo indivíduo, em diferentes situações. A diferença se dá na expressão e no conteúdo.

Expressão: forma material do ato linguístico (uso de significantes).

Conteúdo: forma imaterial (significado). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário